16/12/11

Lentes de Contato Coloridas


  • Depois de ler este post, clique aqui para descobrir qual cor combina melhor com você :)
  • Clique aqui para ver um vídeo de como coloco minhas lentes de contato.

Esse é um post que várias pessoas já me pediram e eu acabei procrastinando um pouco mas finalmente decidi fazê-lo. Minha intenção era fazer também um vídeo para explicar tudo melhor mas como não foi possível, espero poder explicar e tirar dúvidas aqui mesmo.


Como eu uso lentes de contato a mais ou menos uns 7 anos, decidi compartilhar o que eu sei a respeito e fazer um “tutorial” por aqui dando dicas básicas, sobre cuidados, marcas (as que já usei), onde e como comprar. Já posso dizer de antemão que a forma mais segura de comprar é pelo oftalmologista mas muitas pessoas compram pela internet – eu! – só que com alguns cuidados que merecem atenção então vou falar sobre isso também.

Pra começo de conversa, sei que muitas pessoas criticam o ato de usar lentes de contato coloridas porque é algo artificial, enganativo e etc. Usar lentes de contato coloridas é uma escolha pessoal de mudar a própria aparência assim como pintar os cabelos, fazer apliques, usar maquiagem, etc. Além disso não significa necessariamente ficar brega ou artificial, esse quesito vai depender do bom senso de cada pessoa.

Tendo dito isso, vamos começar então:

O primeiro passo
É saber qual a sua intenção ao utilizar uma lente de contato colorida e qual o resultado que você espera. Você pode desejar uma lente que apenas destaque a cor natural dos seus olhos ou alguma que mude completamente seu visual de forma mais perceptível.
A melhor forma de saber qual lente se adapta melhor à sua aparência é experimentando no oftalmologista. Esta é a forma mais certeira e segura.

Obviamente existem outras maneiras de se adquirir lentes de contato e uma delas é pela internet. Mas pra isso, é necessário ter em mente que existem certos cuidados pra que você não jogue dinheiro fora comprando a lente totalmente errada.

Curvatura
As lentes possuem “tamanhos” adequados para os olhos de cada pessoa. Esse tamanho das lentes é chamado de curvatura.  E cada marca possui uma curvatura padrão. Mas nem todos os olhos se adaptam a esse padrão, sendo necessário utilizar uma curvatura específica que geralmente é solicitada ao fabricante que faz a lente “sob medida”.

A forma de fazer uma lente com a sua curvatura exata é indo ao oftalmologista e fazendo um exame específico. Depois do exame é feita a encomenda da lente direto com o fabricante.

Então, para poder comprar lentes pela internet, obviamente você precisa saber qual a sua curvatura. Caso contrário você pode comprar lentes erradas, as mesmas não ficarão confortáveis e você não conseguirá utilizá-las, podendo até causar danos aos olhos.


Lente com grau
O que algumas pessoas não sabem é que o grau da lente é diferente do grau de óculos. Então esse é mais um motivo para comprar lente sob medida com o oftalmologista pois ele saberá o grau adequado para sua lente. Mas, novamente, esse também é um detalhe que pode ser solicitado nas compras em sites, que disponibilizam as opções de graus de cada olho pra que você escolha o seu.

Cores
Independente de você querer um resultado natural ou mais chamativo, o ideal é escolher uma cor que combine com seu tom de pele ou cabelo. Basta seguir os “padrões” genéticos: olhos muito azuis geralmente combinam com loiras ou pesssoas de pele bem clara. Olhos mel e verdes combinam com qualquer pessoa, seja morena, branca, negra. Os tons de azul que podem combinar com morenas, são aqueles mais discretos como os azul-esverdeados ou cinza, que é como se fosse um azul desbotado, mais discreto e indefinido. Além disso, o resultado da cor da lente pode depender da cor natural dos olhos de quem usa.

Cuidados
Quem pretende usar lentes de contato deve saber que é algo que necessita de responsabilidade. É preciso ter muita higiene, já que lentes não limpas significam milhares de bactérias e fungos nos seus olhos podendo ocasionar problemas sérios. Em todos esses anos nunca tive problema algum. Basta higieniza-las antes e depois de usar com os produtos adequados.


Cor natural dos meus olhos: Essa é a cor natural dos meus olhos, só para ter uma noção.





Minhas lentes

Minhas primeiras lentes foram da Bausch & Lomb na cor Light Green. É a única que não tenho mais fotos aqui da época em que usei pra mostrar.  :(




Depois, usei a Gray também da Bausch & Lomb. Ela é de uma cor cinza que nos olhos, pode ficar com um tom azulado. Deixa os olhos bem claros e destaca bastante a noite


magic top green


Magic Top (Optolentes) cor verde. É um verde meio escuro combina com quase qualquer pessoa.


magic top lavanda

Magic Top (Optolentes) cor Lavanda. Azul levemente puxado pro lilás, num tom discreto que não chama muito atenção. 


bausch ocean green

Bausch & Lomb cor Ocean Green. De todas as cores que usei essa foi a mais chamativa. É um verde-água super claro que pessoalmente fica bem puxado pro tom azul.


Resumindo, usei duas marcas: Bausch e Magic Top.  Ambas são de descarte anual, ou seja, duram um ano (até mais se você cuidar bem) e além disso o que posso dizer sobre cada uma é o que fica meio óbvio nas fotos: a Bausch tem um efeito mais artificial enquanto a Magic deixa os olhos mais naturais.

Apesar disso, a que usei durante mais tempo foi a Bausch, cor gray. Gosto bastante do efeito que ela dá, mas geralmente só uso durante a noite. Para o dia, prefiro a Magic Top.

Onde Comprei:
As lentes da Bausch só compro pela internet. Sai mais barato e eu sei exatamente a minha curvatura (que é a padrão, 8.4).   Já as da Magic só compro com Oftalmologista, sob medida. Já que a curvatura padrão da marca não se adapta no meu olho. Sai bem mais caro mas por enquanto é a única opção. - A não ser que descubra por conta própria qual das outras curvaturas disponíveis da marca se ajusta no meu olho.

O site onde compro é o lentesdecontato.net, onde por sinal, comprei recentemente. O site oferece um atendimento muito bom, com várias formas de pagamento, status e rastreio da encomenda e envia por sedex dentro do prazo certinho. Recomendo mesmo!

Então é isso. Duvidas? Perguntas? Basta escrever nos comentários que irei responder. :)